Qual é a diferença, entre um poema e uma poesia?
Para podermos entender a diferença entre um poema e uma poesia, primeiramente temos que saber, o que cada uma destas significam.
O que é poesia?
Pela sua definição, uma poesia é uma forma de expressão marcada pela subjetividade, com o principal objetivo de expor pensamentos, sentimentos e até estados de espírito, que majoritariamente são compreendidos, pela ótica da imaginação do autor e do leitor.
Suas outras definições são, a arte de compor e escrever versos, composição em versos (livres e/ou providos de rima), com associações harmoniosas de palavras, ritmos e imagens.
A poesia, pode ser definida pelo conteúdo em si, que inspira ou causa alguma comoção em quem a vê, uma obra de arte, imagens e até um estilo de vida pode ser considerado poesia.

Por exemplo, ao observar a imagem, podemos presumir que o significado, seja equilíbrio ou resistência, porém, depende do nosso ponto de vista. Assim, podendo ser considerada poesia aos olhos do observador certo.
O que é um poema?
É um gênero textual literário, dividido em versos ou prosa, distribuídos em estrofes. Podendo ser livres, regulares, brancos, com rimas ou sem. Constituídos fundamentalmente em palavras, o poema pode ser narrativo, dramático ou lírico.
Como exemplo:
“Somos um poema curto Em uma página de vazio sem fim, palavras são faróis que inflama e luta para levar luz às margens escuras do infinito e sons místicos lutam para dar voz para os seres não vividos, para levar uma jovem alma até o portão do nascimento. ”
Autor: Alexis karpouzos
A diferença entre um poema e uma poesia?
O poema em si, é uma estrutura de versos, estrofes e prosa. Fundamentalmente baseada em palavras, ou seja, não existe um poema sem palavras ou estrutura de versos.
A poesia em si, não tem estruturação, pois é subjetiva, dando a entender que a poesia é uma arte relacionada ao poema, mas não é dependente.
Ou seja, o poema é a estruturação das palavras em verso-estrofe e a poesia é o sentimento e a subjetividade intangível, que se encontra ao ouvir, sentir ou observar algo. Pois, a mesma é dependente do ponto de vista do autor ou leitor para poder ser interpretada.