Cuidados para se ter ao escrever!
Atualizado: 3 de jul.
Bem-vindos ao blog The Arkhest
Neste post, você aprenderá os cuidados necessários para se ter ao escrever. Abrangendo os temas, significado das palavras, concordância, tipo de escrita, diversidade de palavras e formato/estrutura.

O cuidado que deve se ter ao escrever, vem da necessidade de causar uma boa impressão, criar uma linha de raciocino limpa e incisiva ou para melhor compreensão do que foi escrito e seu significado.
Sendo assim, cada um dos pontos a serem apresentados neste post englobam uma área específica a ser melhorada, para um produto final, mais agradável, leve de ler e interessante.
Significado das palavras
Muitos duvidam que o significado tenha um papel importante na escrita, embora ele tenha. Pois, o significado de uma palavra, carrega consigo intensidade e intenção, podendo até mesmo demonstrar, certo nível de conhecimento.
Além de que muitos sinônimos, não tem significados ou intenções completamente iguais, como exemplo as palavras remorso e arrependimento, são sinônimos que não tem a mesma intenção. Enquanto, o remorso é um sentimento de angústia e culpa, o arrependimento, provem de uma ação que causa mudança e transformação, mediante a culpa e angustia afligida.
Por isso é melhor que você:
"Primeiro aprenda o significado do que você diz, e então fale." Epicteto.
O significado tem como sua parte o poder direcionar um pensamento, causar impressão de gravidade, de horror, amor e muitos outros.
Concordância
Na língua portuguesa, temos dois tipos de concordância verbal e nominal. Sendo a concordância um conjunto de regras gramaticais que determinam a harmonia entre partes diferentes das frases.
Concordância Verbal: A concordância verbal diz respeito à adequação do verbo em relação ao sujeito da frase.
Concordância Nominal: Concordância nominal é a relação entre os termos que compõem o sintagma nominal, ou seja, entre o substantivo e seus modificadores (adjetivos, artigos, numerais, pronomes, etc.).
A existência da concordância em um texto, traz um caráter mais profissional, inteligente e intuitivo ao texto.
Tipo de escrita
O tipo de escrita define, para quê ou qual motivo, o que você está escrevendo será utilizado. Ou seja, ele depende do motivo, no qual você irá escrever.
Existem vários tipos de escrita, sendo algumas delas científica, jornalística, formal, informal, persuasiva e histórica. Entretanto, mesmo que existam mais tipos de escrita, falaremos somente desses seis.
A escrita científica é voltada para a criação de artigos e documentos, a serem compartilhados com a comunidade científica. É uma escrita séria, aonde deve-se ter e utilizar de palavras de cunho científico e criar, uma certa linha de raciocínio ou método para que se chegue na mesma conclusão ou resultado.
A escrita jornalística é voltada para apresentação de notícias e conscientização. É uma escrita cuja obrigação é ser neutra e independente de posicionamento político. A apresentação de fatos e evidências é necessária para haver veracidade e confiabilidade na apresentação da notícia ou argumento.
A escrita formal é utilizada no trabalho, ou seja, é uma escrita direta, séria, que carrega responsabilidade consigo. A escrita deve ser mais clara e contundente, carregando consigo a relevância das informações e confiabilidade do que se está escrevendo.
A escrita informal é utilizada, no dia a dia e carrego consigo pouca responsabilidade, mas ainda carrega a responsabilidade. É um tipo de escrita relaxada, que pode apresentar mudanças e abreviações de palavras utilizadas no nosso dia a dia.
A escrita persuasiva visa interferir na linha de pensamento de quem está lendo. Fazendo com que as pessoas que leem concorrem com que você está escrevendo ou sejam levadas a concordar com o que você escreve. Criando uma linha de pensamento ou apresentando argumentos que comprovem o seu ponto de visão.
A escrita histórica tem como ponto principal o entretenimento do leitor utilizando de emoções ou de tramas relevantes e interessantes que prendam o leitor a história. Pode variar de séria para relaxada, ter uma linguagem simples ou complicada, ou seja, tem grande flexibilidade.
Diversidade de palavras
A diversificação das palavras tem extremamente importância na hora da escrita, por impedir que seu texto fique chato e repetitivo além de dar novos significados e possibilidades de combinações de frases para o seu texto.
Um dos principais fatores que deixam um texto chato e monótono é a repetição de certas palavras que constantemente acabam fazendo com que texto parece estar repetindo o que falou anteriormente.
Para isso é necessário utilizar palavras diferentes ou que se refiram ao que você falou antes, assim fazendo com que não haja repetição desnecessária.
A diversidade também cria novos sentidos para uma mesma frase dando maior ênfase ou não no sentido e nos significados da frase.
Como exemplo podemos pegar a palavra amor e sim certo momentos categorizarmos o sinônimo de amor como intensidades teremos várias intensidades para uma mesma palavra.
E outro motivo importante é uma criação de um acervo de sinônimos e significados que irá trazer mais diversificação, habilidade, confiabilidade e ar de inteligência e conhecimento do que escreve.
Formato / Estrutura
Quanto ao formato e a estrutura do seu texto irá depender totalmente da quantidade de páginas linhas ou colunas que você queira usar.
Os documento é breve e não passam mais de dez linhas. Tente criar uma estrutura com o máximo de linhas iguais, podendo ser três de introdução, quatro de explicação e três de conclusão.
Entretanto, se seu documento for maior que 10 linhas tente dividir conforme os assuntos que você vai abordando, evite que a colunas muito grandes, exceto se extremamente necessário.
Tente desenvolver a ponto de criar uma linha de raciocínio ou crie pontos para você ir abordando em cada parágrafo.
Quer melhorar sua escrita? Siga-nos e veja mais conteúdos como este.
Siga-nos para dicas semanais e atuais, sobre escrita, língua portuguesa e muitos outros.